Arte no Egito Antigo

-->
Para entendermos melhor a Arte no Egito, é necessário situarmos no contexto histórico dessa civilização. 

 Localização 

Localizado no nordeste da África entre os desertos da Líbia e Iraque

Contexto Histórico

Os nomos e os nomarcas:

Os nomos eram comunidades autônomas que desenvolviam uma agricultura rudimentar, chefiadas pelos nomarcas. Posteriormente, para a melhoria dos diques e canais de irragação, deu-se a união dos nomos, dessa união se formaram dois reinos : “Alto Egito” no sul do Nilo e “Baixo Egito” no norte do Nilo. Anos depois, Menés, governante do Alto Egito, impôs a unificação dos reinos, tornando-se o primeiro Faraó.
-->

O faraó

Era reconhecido como mandatário supremo; 
Concentrava as terras e todo o poder em suas mãos; 
Era a encarnação do Deus vivo.

A Arte do Egito Antigo 

ANTIGO IMPÉRIO
Capital Mênfis (atual Cairo)
Destaca-se a construção das pirâmides de Gizé e a esfinge do faraó Quefren




Detalhe de uma das pirâmides de Gizé
Queops: A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, é um dos monumentos mais pesados que já foi construído pelo homem. Aproximadamente possui 60 mil metros quadrados, 2.3 milhões de blocos de rocha, cada um pesa em torno de 2,5 toneladas e com 146 metros de altura. Levou cerca de 20 anos de trabalho onde toda a população egípcia foi recrutada para os trabalhos.

Esfinge de Gizé
A esfinge do deserto de Gizé representa o faraó Quéfren, possui cerca de 20 metros de altura e 74 metros de comprimento. A ação erosiva do vento e das areias do deserto deram-lhe um aspecto misterioso e enigmático.

MÉDIO IMPÉRIO
Obras de Irrigação
Aumento da área agrícola
Início das construções dos templos de Carnac e Luxor.
Invasões dos Hicsos e Hebreus.

Templo de Carnac

Templo de Luxor

NOVO IMPÉRIO
Apogeu da civilização Egípcia
Expulsão dos invasores “EXODO”
Faraó de destaque: Amenófis IV, o Rei herético - promoveu uma revolução religiosa criando uma religião monoteísta com o culto a Aton


Amenófis IV


SOCIEDADE EGÍPCIA
Faraó e família 
2º Sacerdotes e Funcionários do estado
3º  Massa camponesa.

RELIGIÃO


A religião caracteriza-se por ser politeísta. Destacam-se:
Tribunal de Osíris: Tribunal encarregado de julgar as almas,era composto de 42 deuses por ele chefiados (juízes). A alma, depois de fazer a sua defesa através do Livro dos Mortos, deveria declarar-se inocente dos 42 pecados e confirmar as suas virtudes. Depois, seu coração, símbolo da consciência, era pesado numa balança por Anúbios. Se fosse inocente, ia viver em bosques com pássaros canoros e lagos cheios de lotos e gansos. Os deuses presentes, cujo nomes aparecem ao alto escritos em hieroglifos, devem ser reverenciados pelo morto. Ser condenado no Tribunal de Osíris significava "morrer pela segunda vez". A família também tinha obrigações com o parente do morto: deveria lhe ofertar alimentos no túmulo. Se não o fizesse, os mortos castigariam. O coração do morto é pesado numa balança e deveria ser tão leve quanto a pluma, que está de contrapeso; portanto sem culpas nem falhas.


Detalhe da representação do Tribunal de Osíris


Mumificação


É o nome do processo em que retiram-se os principais órgãos, dificultando assim a sua decomposição. Geralmente, os corpos são colocados em sarcófagos de pedra e envoltos por faixas de algodão ou linho. O processo de mumificação durava cerca de 70 dias.

Livro dos mortos


Este livro, na verdade um conjunto de textos escritos em diferentes épocas, servia para ser utilizado pelo morto na sua viagem a terra dos mortos, evitando que este se perdesse, ou caísse nas armadilhas que demônios poderiam armar contra ele, destruindo sua alma (ba) imortal.

Referências

História Geral/ Cláudio Vicentino
História da Arte/ Graça Proença
Histórias do Mundo
PB Deus



Arte na Mesopotâmia

- Significado: Terra entre dois rios (Tigre e Eufrates)

- Localização: 


A região da Mesopotâmia esta localizada entre os rios Tigre e Eufrates, é denominada "Crescente Fértil"- Crescente porque tem forma de uma lua crescente e fértil por ser uma região de fácil acesso que proporcionou a contribuição de vários povos.

- Entre os povos que contribuíram para a cultura da região da Mesopotâmia, destacam-se:


Sumérios
Amoritas
Assírios
Caldeus

Sumérios


- Criaram a escrita cuneiforme.
- Construíram Zigurates - pirâmides de tijolos maciços, que serviam de santuário, meio de comunicação entre deus e humanos, posteriormente serviam para guardar o excedente agrícola e explorar os astros.
Fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia (Ur e Uruk).
- Inventaram a roda.
Realizaram obras hidráulicas (irrigação, barragens, diques).
Destacaram-se também na Literatura com as obras:  O Mito da Criação,  muito parecido com o livro "Gênese da Bíblia", pois conta a criação do mundo pelo deus Marduk em 7 dias, alguns estudiosos no assunto dizem que "gêneses é um plágio do Mito da Criação". Epopeia de Gilgamés é um outro exemplo da literatura que merece destaque, conta a mesma história da arca de Noé.






Grande Zigurate de Ur


Amoritas - antigos babilônicos


- Formaram o primeiro I império babilônico.
- Destaque para Hamurábi - soberano que compilou o chamado "Código de Hamurábi".
- O Código de Hamurábi é considerado para o ocidente severo, a pena era equivalente à falta cometida. Baseado na lei de Talião, "Olho por olho, dente por dente".
- Desenvolveram um precioso relógio de sol.
- Construíram a Torre de Babel, que foi feita em homenagem ao deus Marduk, e que segundo a Bíblia, era uma torre que foi feita com o objetivo de chegar ao céu.


Código de Hamurábi
detalhe


Esboço da Torre de Babel


Assírios


Sociedade altamente militar e expansionista, o alistamento militar obrigatório.
As oferendas que antes eram opcionais, espontâneas, agora passam a ser tributadas (obrigatórias).
Destaque para Assurbanípal, um dos mais violentos reis da antiguidade; foi último grande rei assírio.
- A Biblioteca de Nínive é a mais antiga biblioteca que se tem notícia, ela juntou um grande acervo com obras em escrita cuneiforme. Encontrada no século XIX, possuiu cerca de 22 mil tabletes de argila onde encontravam-se vários temas, entre eles história, medicina, astronomia e contratos comerciais.
- Famosos pela crueldade, esfolavam pessoas vivas, cortavam orelhas, órgãos genitais e narizes daqueles que ameaçavam seu poder.





Caldeus – neo babilônicos


II império babilônico - após a morte de Assurbanípal, o império entra em decadência e novamente os babilônicos tomam o poder.
Destaque para Nabucodonosor, o mais poderoso rei da Babilônia.
- Jardins Suspensos da Babilônia: talvez nunca tenha existido, consistia num complexo arquitetônico composto por palácios, templos com jardins no topo... Era o lugar mais luxuoso da Mesopotâmia.
Merece destaque também o Cativeiro da babilônia 


Esboço dos Jardins Suspensos da Babilônia



Referências:
1) História da Arte, de Graça Proença/ 2005