Arte na Pré-história

Embora seja chamado "Pré-história", sabemos que não existe uma fase anterior à História e sim à escrita. A arte desse período tinha caráter pragmático, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Este período período pode ser dividido de forma bem simples como:


Paleolítico Inferior/Superior (Idade da Pedra Lascada)
Mesolítico
Neolítico (Idade da Pedra Polida)


No período Paleolítico Inferior o homem vive em pequenos grupos nômades; desenvolve a liguagem e passa a se comunicar; fabrica utensílios de pedra, osso,madeira; usa traje de pele para se proteger do frio. No período do Paleolítico Inferior surge a primeira tecnologia: o domínio do fogo.
No Paleolítico Superior o homem da Pré-História começa a cozinhar os alimentos, se proteger do frio, habitar as cavernas... nesse período surgem as primeiras manifestações artísticas, as chamadas pinturas rupestres, isto é, pinturas feitas em paredes de cavernas.


As pinturas são de cunho naturalistas/realistas: figuras de animais e cenas de caça. As mais famosas são as pinutas de Altamira na Espanha e Lascaux na França

Bisões Altamira/ Espanha


Detalhe das mãoes em positivo e negativo - Altamira/ Espanha

Na escultura, temos a ausência da figura masculina e a presença das vênus, que simbolizavam fertilidade e abundância.

  (Vênus de Willendorf - 25.000 a.C.- Museu de História Natural de Viena)

Os "artistas" dessa época se caracterizam como pintores-caçadores, pois estavam muito ligados à magia. As pinturas e as esculturas estavam ligados a um ritual de caça, uma espécie de culto na intenção de capturar uma boa presa. Os pintores-caçadores supunham ter poder sobre o animal desde que possuísse sua imagem, era como se ao pintar o animal na parede da caverna o homem estaria aprisionando a alma desse animal. Nesse mesmo período o homem começa a enterrar seus mortos e proteger os túmulos com pedras.


O Mesolítico, foi um período presente em algumas regiões que sofreram o efeito da glaciação (eras do gelo) são períodos de frio intenso quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras (ou glaciares) nos polos e em zonas montanhosas, próximas às regiões de neve perpétua (que nunca derrete). Esse processo favoreceu possivelmente a migração do homem para outros continentes.


Neolítico, o homem passa a cultivar a terra e domesticar animais, a população começa a crescer e surgem as primeiras instiuições sociais: a família e a divisão do trabalho. Nesse período, ocorre também o desenvolvimento do artesanato, com a técnica de tecer panos (tecelagem) e a fabricação de cerâmicas. O homem deixar de habitar cavernas e são construídas as primeiras moradias: 

Nuragues eram habitações construídas com pedras sem o auxílio de argamassa.



Dolmens, geralmente eram duas pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra horizontalmente sobre elas, parecendo um teto.



Santuário de Stonehenge


A pintura deste período é caracterizada pelo surgimento de motivos geométricos relacionada a uma suposta evolução naturalista-realista,  típico do paleolítico, para um abstracionismo na representação das formas. Na escultura, aparecem figuras de soldados em metal e vênus em tímios movimentos:



Referência:
História da Arte, de Graça Proença/ 2005.