Pimórdios da Arte na Idade Média

A Idade Média também é conhecida como Idade Medieval, Era Medieval ou Medievo, ela teria iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente séc. V (em 476), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente com a queda de Constantinopla, no séc. XV (em 1453). A filosofia que até então possuía traços marcadamente clássicos e helenísticos passou a receber influências da cultura judaica e cristã. Alguns temas que antes não faziam parte do universo do pensamento grego, tais como: "Fé", "Salvação", "Providência e Revelação Divina" e "Criação a partir do nada" passaram a fazer parte de temáticas filosóficas e conseqüentemente da arte. Ainda sobre a filosofia, no século IX desenvolveu-se a principal linha filosófica do período, que ficou conhecida como a escolástica.

A questão chave que vai atravessar todo o pensamento filosófico medieval é a harmonização de duas esferas; "a fé" e "a razão". O pensamento de Santo Agostinho (sec.V) reconhecia a importância do conhecimento, mas defendia uma subordinação maior da razão em relação à fé, por crer que esta última venha restaurar a condição decaída da razão humana. Já a linha de São Tomás de Aquino (séc.XIII) defende maior autonomia da razão na obtenção de respostas, apesar de não negar tal subordinação da razão à fé.


Arte:


A maior parte da arte medieval que chegou aos dias de hoje tem um foco religioso — fundamentado no Cristianismo. Essa arte era muitas vezes financiada pela Igreja, e também por figuras poderosas do clero, (bispos, mosteiros, ou por patronos seculares ricos. Como no período a vasta maioria dos camponeses era iletrada, as artes visuais aliadas aos sermões eram o principal método para comunicar as idéias religiosas.

Com a queda do Império Romano técnicas artísticas da Grécia Antiga acabaram perdidas, entre elas estava muito do que se sabia sobre a noção de perspectiva, a pintura medieval passa a ser predominantemente bidimensional, e as personagens retratadas eram pintadas maiores ou menores de acordo com sua importância. Esse caráter estilizado das obras do período é também entendido como um reflexo próprio daquele contexto cultural, que enxergava a vida com forte ênfase no seu aspecto simbólico. Os artistas medievais não estavam primariamente preocupados com o realismo, a intenção de passar uma mensagem religiosa pedia imagens claras e didáticas ao invés de figuras desenhadas com precisão fotográfica.

Ao lado da pintura,a tapeçaria foi a mais importante forma de arte medieval. Isso decorre em muito por sua utilidade ao manter o calor interno dos castelos construídos de pedra no inverno. A mais famosa tapeçaria medieval é o ciclo d' senhora e o uniocórnio. As duas principais manifestações arquitetônicas, principalmente relacionadas à construção de catedrais, foram o estilo românico e mais tarde o gótico. Destaca-se também a formação das corporações de ofício, reunindo artesãos.