Arte Indígena Brasileira


A arte indígena brasileira é muito diversificada. 
Aqui abordaremos somente a Cultura Marajoara e a Cultura Santarém.

- Realidade Indígena 
A brutal redução numérica dos nativos brasileiros se deu por uma série de fatores, consequentemente, a sua cultura misturou-se aos costumes europeus e africanos, destruindo sua genuinidade. Porém, resistem ao tempo alguns trabalhos de uma beleza ímpar, dinâmica e alegre.

- Arte Utilitária
A arte é definida e caracterizada entre as muitas atividades realizadas pelos índios, ou seja, quando nos refirimos à "arte indígena" estamos atribuindo um conceito próprio que é estranho ao índio.

> O objeto parecia muitas vezes ser mais perfeito na sua execução que na sua atividade.
> Arte que representa mais as características da comunidade que a personalidade do indivíduo.

- O PERÍODO PRÉ-CABRALINO

"Antes dos portugueses alcançarem terras brasileiras, nosso território era ocupado por uma infinidade de povos que rompiam as compreensões de mundo do homem europeu. De forma equivocada, ao chegarem aqui, os portugueses acreditavam que os índios formavam uma cultura comum portadora de pequenas variações de comportamento e costume. Ainda hoje, essa primeira constatação de nossos colonizadores está bem afastada das atuais 218 etnias e 218 línguas e dialetos proferidos por nossos indígenas." Brasil Escola

a) Cultura Marajoara 





Localização: Ilha de Marajó
- Construíram habitações, cemitérios e locais para as cerâmicas.
- Os trabalhos com cerâmica tem forma antroporfas que podem ser classificados em:
1. VASOS DOMÉSTICOS (simples, não apresentam superfície decorada.)
2. VASOS CERIMONIAIS 
3. VASOS FUNERÁRIOS
(tanto os cerimoniais como os funerários possuem pintura bicromática ou policromática, com incisões na cerâmica e desenhos em relevo)



"A civilização marajoara rivalizaria com outras civilizações ameríndias nas manifestações artísticas, como pintura corporal, modelagem de barro, cestaria, adornos de plumas. Mas o terreno de Marajó, extremamente úmido e sujeito a inundações, afogou a própria identidade. Restou, sobretudo, a cerâmica; em particular a ritual - as igaçabas; os traços simétricos e harmoniosos as definem como arte geométrica ou estilizada.  

(estudiosos discutem ainda a finalidade das estatuetas que representam os seres humanos de modo estilizado onde não há preocupação em ser fiel a realidade, serviriam de adorno? Ou apenas nos ritos cerimoniais?)

Para aumentar a resistência da cerâmica, os marajoaras agregavam-lhe substâncias calcinadas: casca de árvore, carapaça de tartaruga, pó de pedra e conchas; e o cauxi, esponja silicosa que recobre a raiz das árvores permanentemente submersas. Usavam tintas vegetais e minerais. Para o vermelho, urucum e cajuru. Para o preto, jenipapo e axuã; carvão e fuligem. Coziam, a peça e aplicavam verniz obtido do breu do jutaí. Davam às tangas tratamento ainda mais delicado: lixavam com folhas de caimbé e poliam com caroços de inajá, taboca ou língua de pirarucu." Almanaque Brasil

Tangas (tapa-sexo usado pelas mulheres) – talvez as únicas, não só na América mas em todo
o mundo, feitas de cerâmica.
a) Cultura Santarém
  

Localização: Região próxima ao rio Tapajós e Amazonas.
 - Os trabalhos com cerâmica apresentam uma decoração complexa.
- Além das pinturas e desenhos, as peças apresentam ornamentos em relevos com figuras humanas ou de animais. 
- Presença de CARIÁTIDES: figuras de mulheres que apoiam a parte superior de um vaso.
- Destaca-se ainda a produção de cachimbos.
- As estatuetas são representadas com mais realismo a fim de representar o cotidiano fielmente.