Arte na Mesopotâmia

- Significado: Terra entre dois rios (Tigre e Eufrates)

- Localização: 


A região da Mesopotâmia esta localizada entre os rios Tigre e Eufrates, é denominada "Crescente Fértil"- Crescente porque tem forma de uma lua crescente e fértil por ser uma região de fácil acesso que proporcionou a contribuição de vários povos.

- Entre os povos que contribuíram para a cultura da região da Mesopotâmia, destacam-se:


Sumérios
Amoritas
Assírios
Caldeus

Sumérios


- Criaram a escrita cuneiforme.
- Construíram Zigurates - pirâmides de tijolos maciços, que serviam de santuário, meio de comunicação entre deus e humanos, posteriormente serviam para guardar o excedente agrícola e explorar os astros.
Fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia (Ur e Uruk).
- Inventaram a roda.
Realizaram obras hidráulicas (irrigação, barragens, diques).
Destacaram-se também na Literatura com as obras:  O Mito da Criação,  muito parecido com o livro "Gênese da Bíblia", pois conta a criação do mundo pelo deus Marduk em 7 dias, alguns estudiosos no assunto dizem que "gêneses é um plágio do Mito da Criação". Epopeia de Gilgamés é um outro exemplo da literatura que merece destaque, conta a mesma história da arca de Noé.






Grande Zigurate de Ur


Amoritas - antigos babilônicos


- Formaram o primeiro I império babilônico.
- Destaque para Hamurábi - soberano que compilou o chamado "Código de Hamurábi".
- O Código de Hamurábi é considerado para o ocidente severo, a pena era equivalente à falta cometida. Baseado na lei de Talião, "Olho por olho, dente por dente".
- Desenvolveram um precioso relógio de sol.
- Construíram a Torre de Babel, que foi feita em homenagem ao deus Marduk, e que segundo a Bíblia, era uma torre que foi feita com o objetivo de chegar ao céu.


Código de Hamurábi
detalhe


Esboço da Torre de Babel


Assírios


Sociedade altamente militar e expansionista, o alistamento militar obrigatório.
As oferendas que antes eram opcionais, espontâneas, agora passam a ser tributadas (obrigatórias).
Destaque para Assurbanípal, um dos mais violentos reis da antiguidade; foi último grande rei assírio.
- A Biblioteca de Nínive é a mais antiga biblioteca que se tem notícia, ela juntou um grande acervo com obras em escrita cuneiforme. Encontrada no século XIX, possuiu cerca de 22 mil tabletes de argila onde encontravam-se vários temas, entre eles história, medicina, astronomia e contratos comerciais.
- Famosos pela crueldade, esfolavam pessoas vivas, cortavam orelhas, órgãos genitais e narizes daqueles que ameaçavam seu poder.





Caldeus – neo babilônicos


II império babilônico - após a morte de Assurbanípal, o império entra em decadência e novamente os babilônicos tomam o poder.
Destaque para Nabucodonosor, o mais poderoso rei da Babilônia.
- Jardins Suspensos da Babilônia: talvez nunca tenha existido, consistia num complexo arquitetônico composto por palácios, templos com jardins no topo... Era o lugar mais luxuoso da Mesopotâmia.
Merece destaque também o Cativeiro da babilônia 


Esboço dos Jardins Suspensos da Babilônia



Referências:
1) História da Arte, de Graça Proença/ 2005